Quem Somos

Quem Somos

História de Vida

A União Social Sol Crescente da Marateca, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social constituída em 1986, a partir da mobilização de um grupo de moradores com vista à criação de um espaço de creche e ATL onde fossem assegurados cuidados e atividades lúdicopedagógicas no período em que os pais estavam a trabalhar, e de um Lar para a terceira idade,onde fossem prestados os cuidados que muitas famílias não conseguiam assegurar.

A sua constituição foi publicada no Diário da República III série n.º 89 em 17/04/1986 e registada em 05/05/1986 no livro das associações de solidariedade Social. Cumprindo o primeiro objetivo a que se propôs, a União Social S. C. Marateca, iniciou a sua atividade a 04 de Fevereiro de 1992, com a abertura dos Cenourinhas, equipamento destinado à infância que dispunha de uma sala de Creche para crianças com idade a partir dos 18 meses e de uma sala de Pré-Escolar para crianças com idades entre os 3 anos e os 6 anos.
Em 1995 alargou a sua intervenção à resposta social de ATL - atividades de tempos livres com capacidade para 30 crianças / jovens.

Em 1997 procurando dar resposta às necessidades das famílias alargou a resposta social de creche, passando a dispor de três salas para esta resposta, uma sala de berçário para crianças a partir dos 3m meses de idade, uma sala de 1-2 anos e uma sala 2-3 anos.

Tendo sempre presente a necessidade de respostas para a população idosa e não tendo sido possível avançar com a construção de um edifício para o efeito, abriu em espaço alugado para as respostas sociais de Centro de Dia e de serviço de apoio domiciliário, as quais passaram em 2001 para as atuais instalações.

Desde 2010 promove as Atividades de Enriquecimento Curricular nas escolas de 1.º ciclo do agrupamento de Escolas José Saramago.

Em resposta aos problemas sociais emergentes, presta o serviço Distribuição de Géneros Alimentares no âmbito do programa comunitário POAPMC que se destina a pessoas com carência económica. Considerando estar implementada numa área geográfica fortemente rural, com difícil acesso a bens e serviços ou equipamentos de âmbito desportivo e cultural, a Instituição tem procurado dinamizar algumas atividades, que disponibiliza à comunidade, nomeadamente: colónias de férias destinadas a crianças/jovens e a idosos.